quarta-feira, 3 de julho de 2013

[Livro] A Lógica do Cisne Negro

Olá pessoal! Perdendo muito dinheiro na bolsa? Eu também =\
Hoje temos mais um review de um livro sobre finanças: A Lógica do Cisne Negro - Nassim Nicholas Taleb



O caos do imprevisível

Você é um peru. Você nasce em uma granja, vive em um ambiente confortável e é alimentado por humanos durante toda sua vida. Seus dias são simples, você é bem cuidado, bem servido e vive tranquilo. Se fosse traçar um gráfico de longo prazo sobre sua vida, seria uma linha ascendente indicando que seu peso está aumentando e assim será durante muitos anos, até seu envelhecimento. Até que um belo dia alguém quebra seu pescoço e você vai parar na mesa de jantar de uma família no natal. Quem diria? Se você fosse o peru, esse seria um "cisne negro".

Um cisne negro é caracterizado pelo autor por ser um evento raro, imprevisível e de alto impacto. Taleb demonstra um vasto conhecimento pelo assunto, citando inúmeros autores de obras sobre economia, finanças e ciências e seus estudos sobre o caos (e geralmente discordando da maioria deles). De forma metafórica ele consegue encadear reflexões sobre como somos iludidos pela idéia de estabilidade e equilíbrio em um mundo cada vez mais sujeito aos efeitos desastrosos de eventos inesperados.

O inesperado impera por todos os lados em todos os momentos da nossa história, mas ao olharmos pra trás  eles são ignorados como se fossem detalhes e o passado parece ser uma linha reta levemente organizada, com algum evento aqui e outro ali pra bagunçar as coisas.

O fato é que o ser humano anseia em adaptar a realidade para algum modelo matemático simplificando, reduzindo as pequenas variantes que justamente desencadeiam os eventos mais inesperados e catastróficos. Olhamos para o passado para tentar enxergar o futuro, como se o passado enquanto foi presente fosse claro para aqueles que viveram naquela época.

Um exemplo: poucos anos antes da primeira guerra mundial ninguém imaginava que em um curto intervalo de tempo o mundo entraria em um conflito de tamanha proporção com milhões de mortos. Mas ao olharmos para o passado somos iludidos pela "falácia narrativa", ou seja, os fatos são apresentados para nós com um contexto narrativo, muitas vezes um modelo falso da realidade. Então imaginamos que para quem viveu naquela época a guerra era algo esperado por todos.

Essa visão achatada do passado acaba gerando a idéia de que olhando para trás podemos ver o que está adiante. Perdemos nosso tempo desenvolvendo modelos e técnicas para encontrarmos padrões e diminuir o impacto do caos. Criamos universidades e prêmios internacionais para aqueles que conseguem aparentemente prever o futuro.

Uns dos capítulos mais interessantes é quando ele aborda a questão dos especialistas, argumentando que em certas áreas como economia e finanças, simplesmente não existe nenhum tipo de especialista capaz de prever coisa alguma, mas que periodicamente algum estatístico ou economista cria algum novo modelo matemático que se propõe a explicar alguns eventos raros e acaba sendo reconhecido como especialista na área.

O resultado nós vemos diariamente: analistas de corretoras e bancos famosos com seus relatórios pomposos que mudam a cada semana. Novas técnicas de análise gráfica e baboseiras do tipo. Os tais especialistas em bolsa dando dicas em fóruns e sendo cegamente seguidos por tolos. Pessoas humildes que deixam seu dinheiro na mão do gerente do banco "porque ele sabe o que está fazendo". E também os Guidos Mantegas, Eikes Batistas e etc.

Estratégias

O livro não se aprofunda em estratégias de investimentos, mas o autor, que também era operador de bolsa de valores, sugere uma grande alocação em renda fixa e uma pequena fração de seus investimentos em renda variável com estratégias bastante agressivas, do tipo tudo-ou-nada (small caps problemáticas, opções etc). O mais interessante da obra é abrir a mente para como somos altamente influenciados por falácias, excesso de notícias, "analistas" e oportunistas.

Temos que procurar ser paranóicos onde ninguém é, tentando se proteger da maioria dos cisnes negros negativos e aumentando a exposição aos cisnes negros positivos. O que seriam eles? Boas oportunidades de negócios, contatos com pessoas que possam trazer benefícios na carreira, os investimentos agressivos citados anteriormente.

Me identifiquei bastante com as idéias do autor, sempre fui muito cético, principalmente quanto a análise técnica/gráfica. Recomendo fortemente o livro, você sendo iniciante em bolsa ou veterano, é uma literatura bastante completa, densa, mas ao mesmo tempo clara e precisa em sua mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário