terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Fechamento do mês nov/15

Olá aportadores,


O penúltimo mês do ano foi mais um longo, triste e tenebroso episódio pra economia (e até ecologia) brasileira e sua crise infinita que nos assola há mais de um ano e joga o país agora para a depressão. A recessão já ficou no passado.

Eu estou cansado já de tudo isso... de aguentar idiotas, de ver notícias imbecis sobre coisas irrelevantes toda vez que a merda cai no colo do PT, de retardados que nada entendem sobre economia e fazem longos textos defendendo mais amor, mais poesia, mais Av. Paulista fechada de domingo como solução pra todos os problemas.

Brasileiro é um povo idiota mesmo, completamente sem rumo e sem conhecimento. A massa de estudantes ignorantes fechando escolas em São Paulo com o apoio dos movimentos sindicais petistas é mais uma prova disso. Estão usando a molecada burra como idiotas úteis pra fazer um auê absurdo sobre um tema muito simples e pra tirar o foco de toda a merda que a Dilma fez durante o ano. Nem um pio sobre o corte no FIES, no Ciência sem Fronteiras, na verba pra educação. Agora o Alckmin quer reorganizar escolas de SP e fazem esse estardalhaço todo. Não sou PSDBista, acho o Alckmin um imbecil completo e oportunista, mas é extremamente óbvio o uso político dessa molecada na situação atual pra tirar o foco do PT. Na falta de um escândalo pra alardear da oposição, escolheram esse tema aí e foda-se. Os adolescentes estão se divertindo com tudo isso, podendo invadir escola, fazer bagunça e ainda posar de defensores da justiça. Hoje passei em frente a uma escola pública perto de casa (não invadida) e a rua inteira estava cheia de papéis no chão, parecia época de eleição. Chegando perto vi que eram cadernos rasgados. A molecada rasgou tudo e jogou na rua pra comemorar o fim das aulas. É essa gente que está agora posando de arauta da justiça porque o Alckmin quer readequar escolas.

Fiquei bastante surpreso com a prisão do André Esteves do BTG no meio do rolo. Não conhecia muito sobre a atuação do BTG com o governo, mas até então considerava uma instituição séria. É mais um exemplo de como os grandes bilionários brasileiros se envolvem com o Estado agigantado, poder político e a máquina de imprimir dinheiro e benefícios. Muito triste e mais um golpe na bolsa brasileira, que oferece cada vez menos opções interessantes e desvinculadas das sujeiras do governo.

O #ForaCunha se tornou #FicaCunha pra um proteger o outro. E estamos na seguinte situação:

  • Presidente do Executivo: suspeita de envolvimento no petrolão, o maior roubo da história da humanidade; cometeu crime de responsabilidade fiscal e quebrou o país pra garantir reeleição
  • Presidente da Câmara: corrupto prestes a ter o mandato cassado e com o poder de abrir processo de impeachment contra a presidente do Executivo. Está usando o futuro do país como arma para fazer chantagem e se proteger.
  • Presidente do Senado: também corrupto e envolvido nos mesmos crimes do presidente da câmara, porém aliado do executivo, que o protege e evita danos maiores a sua imagem para mantê-lo ajudando.
  • Judiciário: tomado por indicados do PT que obviamente estão lá para ajudar a afrouxar penas e auxiliar o partido a perpetuar-se no poder eternamente.
Essa é a realidade da democracia à brasileira. Tem como dar certo? Tem como resolver alguma crise nessa situação?


2015 será um ano para esquecer pra muita gente. Ironicamente, está sendo um ano extremamente lucrativo pra mim e vejo que os amigos aportadores também estão surfando na renda fixa e seus juros enormes. A crise do "governo dos pobres" aumenta o abismo entre a classe dependente de salário e esmolas e a classe investidora. O de cima sobe e o de baixo cresce.



Blábláblá, vamos ao resultado.


Aporte: R$ 2800,00
Rentabilidade do mês: 2,35%
Evolução anual: 21,32% :)




Estou sem ações. Fiz outro trade de sucesso no começo de novembro com ITSA4 e só. Meu dinheiro está investido em outras operações e esse mês de dezembro eu finalmente vou receber a rentabilidade acumulada desse investimento, cerca de 13% em menos de três meses. Nada mau!

Comprei alguns pré-fixados que estavam pagando cerca de 19% ao ano. Espero que a economia não piore a ponto disso ter sido um mau negócio, rs.

Estou pensando no que fazer agora nesse final de ano. Com a disparada dos juros do Tesouro novamente, estou pensando em pegar uma parte do dinheiro e deixar em um título IPCA semestral pra 2035 ou 2050. Uma espécie de mini-aposentadoria garantida com uma rentabilidade real mais a inflação pelos próximos anos. Vou pensar direito.

Bom, era isso. Até o próximo fechamento do ano!

6 comentários:

  1. Boa nerd, uma dúvida, voce trabalha com programação ?

    ResponderExcluir
  2. Bom aporte. A situação do Brasil está cada vez pior e ainda vai aparecer muita coisa podre que fará o real virar pó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O turbilhão político está gerando uma infinidade de incertezas... mas não há investimento mais tranquilo no momento do que Tesouro Direto IPCA. Agora é hora de alocar pesado em renda fixa pra gerar renda passiva e voltar a formar uma carteira de investimentos mais arrojados assim que tivermos mais segurança sobre os rumos do país.
      Abraço!

      Excluir
    2. Nerd boa tarde. Tem que ter cuidado com a falsa proteção do tesouro IPCA. Ele te remunera uma taxa fixa mais inflação MAS no final tem IR (de 15% na melhor das hipóteses). Assim, fazendo uma simplificação, você na verdade recebe 85% da taxa acordada e 85% da inflação. O problema é que em um cenário de hiperinflação esses 15% podem ser altos o suficiente para zerar a parte fixa ou mesmo te deixar no prejuízo. Para comprovar o que estou falando é só usar a calculadora do tesouro e ir simulando com taxas mais altas de inflação, vai perceber que a taxa líquida vai diminuindo.

      Excluir
    3. Não entendi muito bem seu ponto. A maioria dos investimentos tem IR, em caso de hiperinflação isso é o que menos conta, pois em um cenário de inflação monstruosa o investimento vai servir somente para tentar proteger seu patrimônio, a rentabilidade em si será ínfima.

      Excluir